quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Semana das Saladas by "A Vida de Nessy"!

Salada de Alface e Camarão




Salada de Atum

Olá,
Esta semana a Vanessa deu destaque às saladas, opção rápida para dias de correria e muito apreciada em dias quentes!

Da minha parte ela escolheu a Salada de Atum e eu deixei-vos uma outra bela sugestão... Salada de Alface e Camarão. Podem ver as receitas nos links das fotos. 

Não deixem de visitar o blog e o facebook para verem estas e outras deliciosas sugestões que por lá tem.

Uma quinta-feita feliz com estas maravilhas!


Semana das Saladas


Bom dia, preparados para mais uma semana?! O tempo está mais fresco, mas ainda assim o sol brilha para nos motivar a ter um início de semana excelente.
Por aqui, lanço mais uma semana temática centrada nas saladas. Prato ideal para a correria doida do quotidiano,  saudável, rápida e bem versátil. Prova disso, são as sete opções que vos trago dos blogs que nos acompanham  há 10 meses.  (O blog já fez 10 meses no sábado).
 

Nas secção das saladas há diversos tipos, de vegetais crus ( como por exemplo, agrião, alface, tomate, pepino, rabanetes, frutos secos) temperadas com azeite, vinagre, sumo de limão, ou outro molho não cozinhado com esta base. Há também, as saladas com massas e/ou com carne/ peixe, temperadas com maionese (exemplo disso, é a tradicional salada de atum), ainda encontramos as saladas de frutas, misturas de frutas frescas ou de conserva tomando em conta as preferências de cada um.

As saladas variam o seu consumo em diferentes culturas, ora vejamos. Em França e Estados Unidos (no último apenas em restaurantes) são servidas como entrada (aperitivo), antes das refeições principais. Já em Portugal, esta assume a função de acompanhamento da refeição principal, em Moçambique (devido à pobreza) é muito consumida com refeição principal do dia. Enquanto, nos países desenvolvidos, as saladas fazem parte das refeições principais, por opção, como forma de diversificar a dieta, com espaços comerciais vendendo apenas saladas. A salada da aldeia, com pepino e queijo feta, é uma iguaria nacional no Chipre.

Como vêem, a salada é mundialmente, com muitas diferenças. A sua preparação é rápida, é possível misturar diversos sabores, texturas e  cores, tornando-a muito atractiva. São facilmente digeridas, causando bem-estar após o seu consumo, como contém um elevado nível de água, hidrata o corpo, é uma fonte de vitaminas, minerais e fibras, com as baixas calorias ajudam a perder peso.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Trança de Noz e Amêndoa





Olá,
Adoro frutos secos! Logo esta receita não passou despercebida ... assim que a vi... lol... :)
Fica muito boa e vicia a comer... acreditem...
A cobertura faz toda a diferença, ficando um contraste agridoce muito leve e delicioso! 
Experimentem e não se vão arrepender!
Deixo o meu obrigada à amiga Ana Paula Faria do grupo "MFP" por ter sugerido esta maravilha!
Uma feliz terça-feira com esta sugestão!

Ingredientes:
80 ml de leite morno
5g de fermento de padeiro seco (granulado)
40 g de açúcar
300 g de farinha de pão
1 ovo grande
35 g de manteiga

Preparação:
Amassar bem e deixar repousar 20 min. com a massa embrulhada numa película.
Preparar os frutos secos: 90 g de nozes picadas e 90 g de amêndoas picadas, juntar 50 g de manteiga derretida e 40 g de açúcar.
Estender a massa em forma de rectângulo e espalhar o recheio; enrolar como se fosse uma torta e ajustar bem. Cortar em todo o comprimento, a meio e entrelaçar.
Deixar repousar 20 min. e vai ao forno a 180º durante 20 min.
Preparar o glacé: 75 g de açúcar em pó com 5 ml de sumo de limão e 15 ml de água. Espalhar por cima da trança e saborear! 

Nota:
Cobertura fiz com sumo de meio limão, a água e uma colher e meia de sopa de açúcar amarelo.
Depois de pronta a massa descansou 30 minutos.

Após colocar o recheio deixei levedar por 40 minutos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Parceria WoodFlavors









Olá,

É com imensa alegria que anuncio a parceria da WoodFlavors com o blog, da qual recebi esta linda tábua e fiquei a conhecer um trabalho de excelente qualidade.


A marca WoodFlavors é um projeto inovador cheio de tradição e modernidade que pretende abrilhantar cada prato num toque rústico e elegante.

A qualidade e sustentabilidade é superior, pois são feitas totalmente em pinho nacional e com a garantia da certificação FSC ® o profissionalismo do grupo Ambienti D’ Interni.

Uma marca sustentável, dinâmica e criativa, a WoodFlavors pretende levar para a sua mesa um produto bem português carregando a saudade de outros tempos.

Para verem outros artigos ou encomendar acedam ao site.

As tábuas da WoodFlavors vão realçar ainda mais as minhas criações culinárias. O meu agradecimento pela fantástica oferta e votos de muito sucesso!

Uma semana excelente!

domingo, 2 de outubro de 2016

Pão de Nozes e Mel na MFP



Olá,
Ainda venho a tempo para o lanche?! 
Pode ser chá ou café... o pão está pronto! 
Com manteiga fica bom, só com mel tb mas, com mel e manteiga fica uma maravilha e não se consegue parar de comer, acreditem... E mesmo passado dois, três dias ainda estava bom para comer, não ficou nada seco!
Vai ser para repetir pois gostei imenso do sabor, para a próxima irei experimentar com amêndoas. 
Espero que gostem!

Para um pão grande, duração 3 ½ a 5 horas dependendo da máquina
Ingredientes:
100g nozes partidas
350ml água
3 c. sopa mel transparente e um pouco mais para servir
40g manteiga sem sal, amolecida
1 ½ c. chá de sal
350g farinha integral T150
150g farinha trigo T65
1 ¼ c. chá fermento biológico seco

Preparação:
Torre ligeiramente as nozes numa frigideira em lume brando ou no forno.
Tire a cuba da máquina e encaixe a pá misturadora. Ponha os ingredientes na cuba, menos as nozes, seguindo a ordem indicada.
Encaixe a cuba na máquina e feche a tampa. Programe o tamanho do pão para 750g e escolha o programa Pão Integral. Escolha a cor da côdea que prefere. Junte as nozes quando ouvir o sinal sonoro.
Quando o programa acabar, tire a cuba da máquina e vire-a para soltar o pão. Ponha-o sobre uma rede para arrefecer. Sirva regado com um fio de mel.

Nota Importante:
Como a máquina foi programada, as nozes foram colocadas juntamente com os restantes ingredientes. Por isso o pão ficou mais escuro e não secou tanto devido às nozes.


Receita do livro “200 Receitas de Pão”